A Igreja Católica é assim mesmo, gente!

 

Essa briga do arcebispo de Olinda e Recife, dom  José Cardoso, com o pároco de Casa Forte, padre Edwaldo Gomes, é uma disputa entre o atraso e o descuido.

Porque todo mundo está careca de saber que o sucessor de Dom Hélder Câmara ainda vive na época da Inquisição e qualquer cochilo, pode ser fatal.

Foi o que aconteceu com padre Edvaldo. Em vez de marcar logo um culto ecumênico para comemorar os seus 50 anos de sacerdócio, ele optou em fazer uma missa concelebrada com dois bispos da Igreja Anglicana, mesmo sabendo que isso poderia terminar em encrenca. E terminou.

De nada vão adiantar os discursos inflamados dos deputados – aliás, todos tentando “faturar” politicamente o episódio – e as cartas e mais cartas de solidariedade ao padre, porque o Vaticano jamais volta atrás.

Padre Edwaldo sabe muito bem disso e já cumpriu a primeira parte da penitência imposta pelo Papa Bento XVI, que foi pedir perdão publicamente, no jornal da Arquidiocese de Olinda e Recife, pelo que fez. Admitindo, com todas as letras, que feriu o direito canônico e pedindo perdão pelo pecado.

E ainda terá que fazer um retiro espiritual de três meses por exigência da Santa Sé. Uma coisa medieval, no sentido de antiquada, intransigente, mas todo católico, apostólico, romano sabe que a Igreja Católica é assim e, portanto, não devia estranhar nada disso. Afinal, a Santa Sé é milenar.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *